quarta-feira ,15 maio 2024
Home / Cidade / UPA de Ourinhos possui os mesmos equipamentos da Santa Casa

UPA de Ourinhos possui os mesmos equipamentos da Santa Casa

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos, localizado na Vila São Luiz, possui os mesmos equipamentos médicos disponíveis na Santa Casa e capazes de realizar procedimentos idênticos com os pacientes. Essa estrutura, segundo Celso Zanuto, diretor da Santa Casa de Ourinhos permite um atendimento descentralizado, possibilitando que Santa Casa receba apenas os casos de urgência e emergência.

A observação e o elogio ao atendimento público na UPA foi feito durante encontro com o Prefeito Lucas Pocay, quarta-feira (25), durante o anúncio da parceria entre o Poder Público e o hospital para zerar a fila de pacientes à espera por uma cirurgia eletiva em Ourinhos.

“A UPA é exemplo em resultados. Tem equipamentos iguais aos da Santa Casa. A Santa Casa está preparada para problemas de alta complexidade. Quando o paciente vai para a UPA, ele está deixando o espaço de alta complexidade da Santa Casa para quem realmente precisa. Isso evita uma superlotação da Santa Casa. A UPA está preparada para atender bem a população com estrutura adequada”, declara Celso Zanuto, diretor da Santa Casa.

A UPA possui equipe de médicos e enfermeiros especialistas no tratamento de emergências e seguindo as determinações do Prefeito Lucas Pocay que cobra um atendimento humanizado e de resultados.

“A UPA atende bem a população. É uma Unidade de Pronto Atendimento adequado com toda estrutura necessária. Nove mil pessoas por mês passam por lá, com resolutividade de 95%. Os casos mais sérios, que precisam de cirurgia ou internação, são encaminhados imediatamente para a Santa Casa”, explica Lucas.

Desde o início de sua gestão, o Prefeito Lucas vem investindo no setor da saúde, com ampliação no horário de atendimento nos postos de saúde, inauguração do Pronto Atendimento da Cohab, Ambulatório do Bebê, entre outras medidas. O atendimento na UPA também vem recebendo melhorias.

No início do mês de abril, a UPA trocou de gestora. A Pró-Vida assumiu os trabalhos com um projeto para melhorar o atendimento na unidade, reduzindo o tempo de espera por meio da contratação de novos profissionais.

A gestora da Pró Vida, responsável pela unidade da UPA de Ourinhos, Adriana Aparecida Rodrigues, revela que há dois meses a empresa tem estudado as melhorias que precisam ser implantadas na UPA e que irão refletir no atendimento final ao paciente.

“Identificamos questões que precisam ser melhoradas, como por exemplo, implantar classificação de risco dentro da pediatria, separando o atendimento adulto do infantil, além de treinar enfermeiras para realizar este trabalho. Também implantar o prontuário eletrônico de forma que os pacientes sejam chamados pelo painel de voz digital de acordo com sua classificação. Outra medida é fechar algumas portas de entrada e criar mais privacidade aos pacientes durante o período que estão sendo atendidos e medicados, além de criar um espaço interno para recepcionar os pacientes que já foram triados e estão aguardando atendimento”, conta.

Você pode Gostar de:

Frente de Trabalho tem novo lançamento em Ibirarema

No dia 25 de outubro ocorreu o Lançamento da nova Frente de Trabalho na Câmara …