Integrantes da Cooperativa de Catadores Recicla Ourinhos participaram essa semana do Seminário Nacional do Programa Cataforte 6 que está sendo realizado em Brasília com o objetivo de capacitar lideranças e proporcionar conhecimentos sobre gestão e finanças possibilitando que esses agentes tenham condições de participar de todo processo que envolva a Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos.
A Recicla Ourinhos recebeu um convite especial da Fundação Banco do Brasil e será apresentada como case de sucesso pelo modelo de trabalho que realiza no setor de coleta seletiva e inclusão social dos catadores.
Os cooperados da Recicla vão expor aos presentes a evolução das conquistas após 10 anos de muita luta até chegar ao patamar de ser reconhecida e premiada internacionalmente por fazer valer a Lei Nacional de Resíduos Sólidos junto ao poder público municipal, sendo considerada uma referência para outras associações e cooperativas de catadores de todo o país.
Ourinhos se destacou pela experiência da organização de catadores que vieram do lixão e formaram, com apoio do município, a Recicla Ourinhos, cooperativa ligada ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). A parceria entre a Cooperativa e a Prefeitura tem papel central na gestão dos resíduos sólidos do município, com a realização da coleta seletiva e a redução dos impactos ambientais pelo trabalho dos catadores, beneficiando famílias de baixa renda, com melhorias sociais e perspectivas de ampliação da capacidade de trabalho e da renda dos cooperados.
Fonte:Assessoria