O Prefeito Lucas acredita que não é só dentro das entidades ou das famílias que essas pessoas devem estar, mas sim em contato diário com a sociedade, Secretário de Esportes Danilo Ferreira.
A Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Esportes promoveu nessa terça-feira (17) o Dia da Inclusão com uma série de atividades esportivas para pessoas com deficiência no Ginásio de Esportes “Monstrinho”.
O evento contou com mais de 200 participantes de toda a região numa confraternização envolvendo tênis de mesa, judô, capoeira, entre outras modalidades.
“Foi um dia muito divertido. Contamos com alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico) e da AJADAVI (Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Visual). O mais legal é que as aulas dos atletas que treinam aqui não foram canceladas, então essas pessoas participaram dos treinos, criando efetivamente a inclusão em diversas modalidades”, conta o Secretário Municipal de Esportes,
Segundo Danilo, a inclusão social é uma bandeira de luta do Prefeito Lucas Pocay, que possui muitos projetos com a proposta de incluir a pessoa com deficiência na sociedade. “O Prefeito Lucas acredita que não é só dentro das entidades ou das famílias que essas pessoas devem estar, mas sim em contato diário com a sociedade”, fala.
A diretora da APAE de Ourinhos, Vera Lúcia Ferreira Lima, elogia a iniciativa da Prefeitura e diz que esta é a primeira vez que a associação recebe uma iniciativa como essa.
“Essa é de fato uma proposta fantástica. Poder contar com um Prefeito interessado em fazer a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do esporte é incrível, porque há muitos paratletas que precisam exatamente deste incentivo, desta inclusão para revelar seus talentos. Sem contar a animação e a alegria dos nossos alunos em estarem aqui. Foi muito importante para todos”, afirma.
Lucileia da Luz Brisola, da AADF, conta que a associação tem muitos paratletas nas modalidades diversas, como handebol adaptado, bocha adaptado, natação, tênis de mesa, entre outros. “A iniciativa é ótima, porque inclusão é tudo, por isso estamos nesta luta”, fala.
A aluna da APAE, Vivian Rodrigues da Costa, se diz muito feliz por ver a Administração Municipal preocupado com as suas necessidades. “Eu achei muito legal juntar tanto as pessoas que praticam esportes aqui, com as pessoas que tem necessidades especiais, porque isso é importante pra gente. Nós não queremos ficar excluídos porque temos alguma deficiência. Este dia está sendo muito especial para nós. O esporte nos ajuda a nos sentir bem e no meio de todos nos sentimos iguais. Estou muito feliz de estar aqui”, revela.
Outro aluno, Alfredo Moreira, fez uma apresentação de capoeira e também contou que ficou feliz. “Este dia mostra que todo mundo pode treinar junto e até competir se for o caso, dentro da limitação de cada um. Para Deus nós somos todos iguais”, disse.