A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, promove até segunda-feira (19) a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose. Estão sendo oferecidos atendimentos em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h, com o objetivo de identificar de forma precoce a tuberculose pulmonar. O diagnóstico é feito através de um exame laboratorial de escarro, raio x e outros exames de imagem.
A Secretária de Saúde, Cássia Palhas, explica que esta é a segunda fase da campanha, que visa identificar casos de pacientes que apresentem a doença. Ela lembra que a tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que pode afetar além dos pulmões outros órgãos como pele, rins, ossos e cérebro, através da corrente sanguínea.
“A transmissão ocorre pela presença da bactéria no ar, quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou fala próximo a outras pessoas. Por isso, o cuidado em identificar o quanto antes para que o tratamento seja eficaz.”
Idosos, diabéticos, a população em situação de rua, bem como alcoólatras, portadores do vírus HIV, encarcerados, pessoas em moradia de condições insalubre e em tratamento com quimioterapia estão mais sujeitas a serem contaminados pela doença.
“Por isso, qualquer sintoma de tosse com persistência por três semanas, febre com sudorese e calafrios noturnos, perda de apetite e emagrecimento não podem ser ignorados.”