“Prezamos pelo desenvolvimento tecnológico de nossas indústrias e por isso estamos fortalecendo elos entre a educação, poder público e privado”, destacou Diretor regional da Fiesp e diretor financeiro da ACE Ourinhos, Robson Martuchi
Com o objetivo de provocar o surgimento de um ecossistema de inovação em Ourinhos e região, a Fiesp, Sesi e Senai promoveram na noite da última quinta-feira (29) a palestra “Inovações e tecnologias voltadas para a transformação digital” com o Diretor de negócios do Grupo Jacto, Tsen Kang.
O diretor de uma das maiores empresas agrícolas do mundo, atua na área de inovação tecnológica, principalmente nos seguintes temas: Big Data, Machine Learning, loT, Analytics e Agricultura de precisão. Tsen conta que em 2014, passou quase um ano viajando pelo mundo, pesquisando sobre como as empresas estavam se adaptando às mudanças tecnológicas e também com o surgimento de startups.
“Há 70 anos no mercado, o Grupo jacto iniciou suas atividades na era do comércio e da indústria. Hoje, na era do conhecimento onde precisamos de soluções através da inovação e serviços, a empresa observou que precisava se reformular para continuar competitiva”, disse.
Desde então o Grupo Jacto investiu na criação do CIAg (Centro de Inovação no Agronegócio) em Pompéia, onde pesquisadores trabalham junto a empresas, buscando soluções colaborativas e integradas em tecnologia 4.0.
Na outra ponta deste ecossistema de inovação, o grupo Jacto também tem investido na criação de um cluster de talentos, com parceria governamental (Fatecs) e da Fiesp (Senai). “Trouxemos um novo método de ensino do Canadá e implantamos na Fatec de Pompéia
em parceria com o Centro Paula Souza. Neste método, seguimos modelo de aprendizagem ativa onde o aluno constrói pensamento estratégico, tático e operacional, sendo preparado para trabalhar em organizações ágeis. Queremos formar profissionais treinados para fazer escolhas”, finalizou.
O Senai também utilizada o “método puxado” de aprendizado, onde o foco está na autonomia e na responsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. “Estamos preocupados em preparar jovens para um mundo muito mais competitivo, onde não basta saber a técnica, você precisa saber fazer escolhas, precisa ter pensamento estratégico”, disse o presidente do Senai- SP, Paulo Skaf,
“Hoje, buscamos através de parcerias levantar a bandeira da inovação em Ourinhos e região. Prezamos pelo desenvolvimento tecnológico de nossas indústrias e por isso estamos fortalecendo elos entre a educação, poder público e privado. O case do Grupo Jacto está aí para nos incentivar a continuar trazendo profissionais como Tsen para compartilhar do que eles estão fazendo e o que está dando certo. Acredito que estamos no caminho, prontos para criar esse ecossistema de inovação em Ourinhos e região”, concluiu o Diretor regional da Fiesp e diretor financeiro da ACE Ourinhos, Robson Martuchi.