As ações de conscientização sobre segurança no trânsito promovidas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes Concedidos, incluíram Ourinhos na lista internacional de apoiadores da campanha Maio Amarelo. Por determinação do Prefeito Lucas Pocay o trabalho foi intensificado este ano como forma de prevenir e até reduzir os altos índices de acidentes.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
“O movimento Maio Amarelo tem como intuito conscientizar a população a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito, adotando as regras básicas que podem salvar vidas, como não falar no celular enquanto dirige, respeitar os semáforos, não dirigir em alta velocidade, prestar atenção ao pedestre, entre outros cuidados”, declara Lucas.
Para Ariovaldo de Almeida Silva, Diretor Municipal de Trânsito e Transportes Concedidos a campanha é importante para melhorar o convívio no trânsito e conscientizar motoristas e pedestres a adotar medidas que evitem acidentes.
“Em Ourinhos foram realizadas ações de conscientização com adesivagem da frota municipal, entrega de panfletos, instalação de faixas em pontos estratégicos, divulgação nos sites institucionais da Prefeitura e Câmara Municipal. Também houve a participação de entidades como a AADF e AMOSIM na entrega de panfletos e ações de orientação”, revela Ariovaldo.