Na tarde desta sexta-feira 13/07/2018 por volta das 16 horas, desconhecidos através de arrombamento dos cadeados do portão e da porta do compartimento que abriga equipamentos eletroeletrônicos, roubaram o aparelho Soft starter que controla o acionamento das bombas do poço profundo da Vila São João. A Polícia Militar foi chamada e esteve no local registrando boletim de ocorrência de furto e posteriormente acionou a Polícia Civil para perícia no local e dar prosseguimento na investigação do caso.
O equipamento avaliado em R$15.000,00 é responsável por acionar dispositivos que controlam o funcionamento, a tensão de partida e o sistema de controle/disparo das bombas de sucção que abastecem os reservatórios do sistema Vila São João da SAE. Com o equipamento furtado o funcionamento das bombas ficou paralisado até que um aparelho reserva fosse instalado.
Para evitar que os bairros atendidos pelo sistema afetado fiquem sem água, a SAE está realizando o bombeamento emergencial de água dos reservatórios do centro para os reservatórios da Vila São João. Mesmo assim a SAE alerta os moradores para que economizem água até que todo o complexo eletroeletrônico e hidráulico do sistema volte a funcionar.
O sistema São João localizado na Rua Alpino Burati é abastecido pelo poço profundo (aquífero Guarani), atende uma população estimada em 15 mil habitantes, abrangendo a Vl. Odilon, Vl. Santa Maria, Jd. Itamaraty, Parque Pacheco Chaves, Vl. Nossa Senhora Aparecida, Jd. Paris, Vl. Nossa Senhora de Fátima, Moradas, Vl. Musa e Vl. São João.
Atualizando.Ontem por volta das 20:30 os técnicos da SAE conseguiram instalar o equipamento reserva.