Os Muladeiros saíram da cidade de Ribeirão do Sul/SP, no dia 06/07/2019, até a cidade de Aparecida do Norte, viajem motivada pela devoção. A chegada esta prevista para o dia 26/07/2019. Movidos pela tradição das cavalgadas e pela fé, um grupo de Ribeirão do Sul/SP, criou a Comitiva Cascudo. Os donos das mulas queriam que os animais não fossem utilizados apenas nas Festas, que é de grande repercussão na cidade.“Sentimos a necessidade de resgatar as comitivas do passado, mas não mais tocando boiada. Apenas por lazer”,
Os antigos muladeiros ou tropeiros, cavalgavam de 90 a 120 dias seguidos, tocando as boiadas em cima das mulas. Hoje a utilização desses animais para isso compete com as quatro rodas, com jipes e até motos. Mas os filhos e netos desses muladeiros cresceram com o amor pelos animais e com a tradição das grandes cavalgadas, o que fez com que fosse criado a comitiva Cascudo.
É normal observar tradições passadas de geração a geração na sociedade e isso tem uma explicação psicológica. “Aspectos psicológicos também são passados geneticamente, além dos aspectos aprendidos no ambiente”,. A comitiva carrega as raízes dos antigos tropeiros e busca que essas tradições continuem sendo passadas para as próximas gerações. Os filhos dos atuais componentes ingressam naturalmente no grupo. Eles podem participar das cavalgadas sempre que quiserem e já aprendem a importância desses animais. É bom ressaltar que entre as autoridades presente se encontra o vice-prefeito da Cidade de Ibirarema, Camachinho, sua esposa Nereide e sua neta Ana Laura.