Na manhã desta segunda-feira, 13-03-2017, a equipe de coletores de Materiais Recicláveis da Recicla Ourinhos estiveram na SAE de Ourinhos. Cerca de 80 coletores ficaram o dia todo em frente a SAE, almoçaram na calçada para tentar conseguir falar com o Superintendente da SAE, Luis Augusto Perino, e entregar 2 ofícios. Disseram que desde Janeiro estão tentando falar com o Superintendente e ele não os atendem, eles também ouviram rumores que seus contratos estariam rompidos com a SAE, querem os aditivos deles, mas não foram atendidos, ficaram agendados para próxima quarta feira, 15/03/2017, onde possivelmente conseguirão falar com o Superintendente da SAE.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, juntamente com alguns Vereadores, convidou-os para que fossem até a câmara para ficarem a par do assunto, pois sabem a importância social e ambiental da Recicla Ourinhos para nossa cidade.
A presidente da Recicla e alguns representantes foram na Câmara e marcaram para participarem na próxima segunda feira, 20/03/2017, para conversarem com os vereadores.
Nossa equipe entrou em contato com a Assessória de Imprensa da Prefeitura de Ourinhos, que nos informou:
Que em momento algum, a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) trabalhou com a hipótese de não renovar o contrato com a Recicla Ourinhos (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ourinhos).
A SAE vem mantendo os repasses a entidade normalmente, sendo feito o último pagamento referente ao mês de fevereiro, na sexta-feira (10).
De acordo com o Superintendente da SAE, Luís Augusto Perino, o contrato está sendo revisto antes de sua renovação, visando definir melhor as responsabilidades da Recicla Ourinhos e também da SAE. Até que esse trabalho seja concluído, o contrato será mantido nos termos atuais.
Atualmente a SAE repassa a Recicla Ourinhos aproximadamente R$ 2,2 milhões por ano, além de ceder dois caminhões com motorista, manutenção dos veículos e combustível, além de arcar com as contas de energia elétrica, água e dos IPIs (Equipamentos de Proteção Individual) consumidos pela Cooperativa.
Outro ponto importante é que a Recicla fica com os lucros obtidos com a venda dos materiais recicláveis, diferente do que acontece em muitas cidades, onde a administração municipal que fica com esse material para a venda.
A SAE reafirma a importância social e ambiental da Recicla Ourinhos e a importância da parceria existente.
Fonte: TV MASSIVA