Alunos do 5° ano da Escola Nilse de Freitas visitaram na manhã de quarta-feira (20) a Escola Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI. A atividade é um extensão da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Ourinhos e o Sesi, que desde o início do ano implantou na rede municipal o Sistema Sesi de Ensino. Agora os estudantes também terão aulas de robótica. As visitas ocorrem até o início do próximo ano, quando a escola móvel se desloca para outras cidades. Nesse período as crianças poderão conferir de perto os trabalhos executados pelos alunos do Sesi, além de criarem seus próprios projetos robóticos.
“No ano que vem pretendemos desenvolver trabalhos na área da robótica. Por isso, através dessa parceria, acreditamos que este contato será importante para eles entenderem o propósito do que vamos fazer. Na Escola Móvel do Sesi eles podem ver como funcionam os projetos desenvolvidos por outras crianças e se interessam pelo assunto. A robótica desenvolve o raciocínio lógico dos alunos e isso é muito saudável”, explica o Secretário Municipal de Educação, Wilson Rosa Moraes.
O analista de suporte do SESI, Reginaldo Monteiro, conta que a Escola Móvel de Tecnologia expõe kit de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, drones, impressoras 3D, robôs humanoides, entre outros, sendo 80% projetos desenvolvidos pelos próprios alunos do SESI.
“Neste ambiente de aprendizagem sobre rodas, são desenvolvidas visitas monitoradas de cunhos informativo e experiencial”, conta.
A aluna do 5° ano da Escola Nilse de Freitas, Estela Prestes da Silva, ficou encantada com a visita.
“É diferente, inovador, e chama a nossa atenção. Eu não sabia o que era robótica. Cada peça ali se encaixa para criar um mecanismo, é incrível ter isso tão acessível a nós. Me interesso muito pela área de tecnologia e estou ansiosa pelas aulas de robótica no ano que vem”, fala.