Incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Esses são os objetivos que levou o vereador Caio Lima (PSC) a apresentar o Projeto de Lei nº49/2017, aprovado durante a 30ª Sessão Ordinária, que instituiu o Mês do Doador de Sangue em Ourinhos.
Caio ressaltou que o intuito não é que a nova Lei exista apenas no papel e, por isso, vai trabalhar para que ações efetivas aconteçam durante o mês de novembro, período que foi escolhido como o mês municipal do doador, já que 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. “Quem tem familiar que já precisou de sangue sabe da importância desse projeto. A necessidade é sempre urgente e instituímos esse período no calendário oficial da cidade para que toda a população se conscientize”.
O vereador disse também que a Organização Mundial da Saúde recomenda que o número de doadores dos países deve ser entre 3 a 5% da população, contudo no Brasil não chega a 2%. “O poder público não consegue resolver esse problema sozinho, precisa da ajuda da sociedade. O sangue é essencial para atendimentos de urgência, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, entre outras. Para se ter ideia da demanda, 3,5 milhões de brasileiros fazem transfusões todos os anos”.
Outra questão levantada é o intuito de novembro ser considerado o mês vermelho em Ourinhos. “Precisamos fazer campanhas, chamar a atenção, fomentar para que mais pessoas se conscientizem a doar sangue e salvar vidas”, finalizou Caio.