quinta-feira ,25 abril 2024
Home / Cidade / P.A. da Cohab atende mais de 60 mil pacientes no primeiro ano de funcionamento

P.A. da Cohab atende mais de 60 mil pacientes no primeiro ano de funcionamento

O P.A. (Pronto Atendimento) até às 24 horas da Cohab completou dia 26 de junho um ano de funcionamento, atendendo mais de 60 mil pacientes. Criado para desafogar o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e atender a população de bairros mais distantes, o P.A. da Cohab atende cerca de 5mil pessoas por mês, vindos dos bairros Cohab, Vila Odilon, Vila Musa, Itamaraty, Pacheco Chaves, Nossa Senhora de Fátima, Santa Felicidade, entre outras regiões adjacentes.

O funcionamento ocorre em dois períodos; das 7h às 13h, e das 18h até a meia noite. Pela manhã trabalham dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro e um médico. À noite, três auxiliares, um enfermeiro e dois médicos clínicos.

Segundo a coordenação da unidade, o tempo médio de atendimento de cada paciente é de 40 minutos. Ao chegar no P.A., o usuário faz seu cadastro, passa por uma triagem sob os cuidados de uma enfermeira e, na sequência, é chamado para a consulta com um médico. Dependendo do diagnóstico o paciente é medicado no local e fica em observação até receber alta médica. Em casos mais graves ou complexos, é encaminhado para o UPA ou Santa Casa.

O aposentado Adão Estevam Pinheiro precisou quinta-feira (28), pela primeira vez, de um atendimento no P.A. da Cohab. Morador do Jardim Itamaraty, Adão acha excelente poder passar por atendimento próximo à sua casa.

“Gostei muito de vir aqui hoje. Acho a UPA longe da minha casa. Sem contar que aqui foi rápido o atendimento e fui bem recebido”, relata.

A dona de casa Maria Piedade Nascimento Ferreira também precisou utilizar os serviços do P.A. da Cohab e faz elogios.

“Hoje foi a primeira vez que passei, mas toda a minha família faz uso aqui do P.A. da Cohab. Moramos aqui perto e para nós é uma facilidade e tanto. Com esse aniversário quem ganha não é só a Saúde, mas toda a população”, afirma.

A Secretária de Saúde Cássia Palhas ressalta que a unidade tem grande aceitação dos ourinhenses e cumpre o papel de oferecer um atendimento mais humanizado para a população. “Mês a mês percebemos que vem aumentando o número de pacientes no P.A da Cohab. Isso significa que as pessoas têm entendido a proposta da gestão do Prefeito Lucas Pocay. Aqui o paciente é bem atendido desde o funcionário que o recebe para a triagem, enfermeiro, médico até mesmo para o caso de necessitar de um exame e pegar medicamento, ou seja, o atendimento é o mesmo que nos outros postos de saúde básica e até nos outros prontos atendimentos”, explica.

Ela ressalta que um dos objetivos da implantação do P.A. da Cohab também é ser uma alternativa para desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Temos sempre reforçado para a população que a UPA é uma unidade de emergência e urgência, ou seja, casos graves. Orientamos sempre a população fazer uso do P.A. da Cohab ou do Postão Central para casos médios e leves para que a gente consiga desafogar o grande número de atendimentos que são realizados lá, já que dados mostram que dos 9 mil casos que passam mensalmente lá, apenas 5% tratam-se de casos de urgência e emergência”, fala.

Você pode Gostar de:

Frente de Trabalho tem novo lançamento em Ibirarema

No dia 25 de outubro ocorreu o Lançamento da nova Frente de Trabalho na Câmara …